sexta-feira, 26 de abril de 2013

Minha Cozinha




Minha cozinha tem cheiro de alho e de oliva
Tem cheiro de cebola refogada com pimentões de todas as cores.
Tem cheiro de fritura gostosa que atiça meu tesão
E há quem diga que fritura faz mal
Que me importa? – Morrerei ainda que evite o tanto de sal que gosto.
Minha cozinha tem cheiro de pasta e de ciência   
De azeite e leite de coco
Tem cheiro de arroz e da água dele saltando pela panela tampada
Quando o ponto de ebulição está alteradíssimo
Tem cheiro de manjericão, shoyo, cumplicidade
E do orégano que eu fumava buscando a onda da cannabis
Minha cozinha tem cheiro de manga
E de minha saliva lambuzada sobre a fruta
Minha cozinha tem cheiro de lentilha cozida
E do creme de leite que me engorda e me faz gozar
Ah! Tem também cheiro de sexo
Como não?
Porque eu, minha mulher e meus filhos cozinhamos
para que todos gozemos
Cozinhar e comer é copular, alquimizar
Minha cozinha tem cheiro de cidreira, anis estrelado, camomila e calma
Cheiro de sene e intestinos agradecidos
de cappuccino, canela e conforto
de pitanga, limão, alecrim e pureza
Minha cozinha tem cheiro de hortelã e estudo
Minha cozinha tem cheiro de café, de pão de milho assado, de leite, iogurte, bolacha e de comunidade
Cheiro de manteiga e peido
De suor e xoxota
De tempo e pica
De colo e cu
Minha cozinha tem cheiro de cupuaçu, graviola e exotismo
E dos abacates polpudos com os quais me empanturro quando meu emocional sucumbe
E meu imunológico vai junto.
Minha cozinha tem cheiro de salsa, de repolho, couve-flor e companheirismo
Tem cheiro de mostarda e saudade
E do vinho que me faz rir até me dobrar
Minha cozinha tem cheiro de chocolate e riqueza
Tem cheiro de feijão de todas as cores também
Cheiro de sagu e grão de bico pra gente ficar feliz
Cheiro de soja, carimã e aventura
Minha cozinha tem cheiro de farinha de trigo e filosofia
De açúcar e melancolia
De capim santo, brócolis, gengibre e terapia.
De compreensão ,descompasso e castanha-do-Pará
Minha cozinha tem cheiro de política e de conversa
Tem cheiro de felicidade e desventura
Tem cheiro de aveia, granola, castanha, amendoim, milho, tapioca, aipim, inhame e mandioquinha
Minha cozinha tem cheiro de beterraba ,glóbulos vermelhos e música
Tem cheiro da fumaça do cachimbo de Pai Francisco e de desespero
Minha cozinha tem cheiro de tomate, cinema e perdição
Minha cozinha tem cheiro de teatro, abóbora e carruagem
De maçã e veneno
De couve-flor e primavera; de cenoura e coelho...
De amanhecer e sereno.
Cheiro de provolone e encantaria
Cheiro de espinafre e de Popeye
Cheiro de Amor e de Poesia.

17 comentários:

  1. Antonio, meu mexedor de caldeirão,
    só vc mesmo pra inventar um balaio de gatos poético como esse.
    Alquimia pura!
    Quem tem um chef desses em casa não precisa de mais nada.

    Um beijo com sabor de saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Amor, você me emociona... Sempre. Saber viver é saber temperar. Saudade de você.

      Excluir
  2. Ufa, relaxei com o texto realmente é maravilhoso e chega a dar água na boca... Pura Alquimia mesmo Paty Michele e Antonio de Aruanda... Deliciosamente poético e excitante... amei!!!

    ResponderExcluir
  3. É para ler gozando! Vou cozinhar mais com Lore! kkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  4. Amigooooooooooooo, eu e Pablo nos divertimos a valer com seu poema. Nada mais do q vc ai nele. Te amo mais q todas as estrelas! Mais q o infinito! Quero te ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade transtornada de vocês. Paz, Amor, Bom apetite e Orgamos Múltiplos. Amo os quatro :)

      Excluir
  5. Perfect!!! <3 Beijos mil..... no seu coraçãoo

    ResponderExcluir
  6. Primo lindo, fui sentindo os cheiros e imaginando sua cozinha, porque não há melhor lugar de uma casa do que a cozinha; todas as boas farras começam e/ou acabam nela. Só achei que sua cozinha as vezes pode ter cabelo na comida, com o tanto de cheiros misturados(rsrsrs)! Louca para conhecer, cozinhar e comer nesta cozinha! te amo negão! Lila Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Uau... Que leitura gostosa, me senti por entre a magia de sua cozinha!
    Deu um gosto bom nas retinas, um cheiro bom no paladas e não sei o que dizer das narinas!!!
    Foi um carinho à alma que me anda meio distante!
    Apaixonante literatura!

    Abraços bons de vento e brisas!

    Saudades de 'Caça Talentos' em sua casa no fim da aula!

    ResponderExcluir
  8. Que delícia esse seu blog.
    Já seguindo o aguardo no meu blog.
    Bjins
    Catiaho Alc.

    ResponderExcluir