domingo, 21 de novembro de 2010

Sete Ciganos - 7


Saindo do hospital, Sofia compra algumas coisas e retorna para o hotel.

Lá faz alguns preparativos e ainda joga cartas para duas amigas de Margarida. Sua fama começa a se espalhar pela cidade. Na Praça da Bandeira, na Rua Góes Calmon, na Senador Galvão e na J.J. Seabra não se fala outra coisa.

Na feira, nos bares, nos mercados, nas farmácias, escolas, repartições e demais ambientes. Centenas de conjecturas são feitas acerca da cigana misteriosa que chegara naquele lugar do Recôncavo Sul.

Às 23h30, levando uma sacola, Sofia deixa o hotel e sai para a noite. Dirige-se a uma encruzilhada afastada da cidade.

Faltando cinco minutos para a meia-noite, ela chega ao destino. Tira da sacola um alguidar com uma posta de carne e farofa de azeite, três pacotes de velas, uma garrafa de cachaça, um maço de cigarros e uma caixa de fósforos.

Risca um ponto no chão e evoca a força de Exu. Põe a oferenda sobre o ponto riscado e acende em volta dela sete velas pretas, sete vermelhas e sete amarelas, formando um triângulo. Abre a garrafa e derrama um pouco de aguardente no chão. Abre o maço e acende sete cigarros, deixando-os apoiados no chão pelo filtro.

Sente uma presença forte.

- Laroiê! – Diz a cigana.

- Boa noite, Comadre!

Um vulto se forma em frente dela.

- Boa noite, Compadre!

- A que devo a honra desse encontro e desse banquete?

- Vim para negociar.

- Como é direta! Pois fale, Cigana.

- Vim porque o Senhor está atrapalhando um amigo meu.

- Ah! O Joventino...

- Ele mesmo. Vim aqui para fazer um bom negócio e pedir humildemente que se afaste dele.

- Ardilosa, você não me engana com sua modéstia.

- Não é minha intenção enganar-lhe, Senhor. Por que persegue o velho?

- Ofereceram-me uma farra para que eu o arruinasse.

- Quem?

- O barraqueiro que fica em frente a ele.

- Por quê?

- Inveja, ciúme, ódio... O homem não vende tão bem quanto seu amigo e aí quer liquidá-lo – o Compadre gargalha.

- O que ele deu ao Senhor?

Ele sussurra algumas coisas no ouvido de Sofia.

- Eu dobro.

- Negociar com a Comadre é muito bom. Além de a Comadre desejar que eu pare de perturbar o amigo, quer que eu mande o feitiço de volta?

- Não.

- Quanta generosidade!

- Não é o feirante que eu poupo. É a mim mesma.

- Tudo bem, Cigana.

- Amanhã, na virada do dia, venho fazer meu pagamento.

- Eu sou pontual.

- Eu também. Não encoste mais em Seu Joventino nem na família dele. Fechei o corpo do meu amigo, portanto é gente minha e quem ousar se meter com ele, vai estar se metendo comigo e o Senhor sabe que não aliso.

- Sei sim, Raposa.

- Diga isso também para seus amigos. Eu estou na área.

- Certo, Rainha da Noite.

- Laroiê!

Sofia se despede, saúda as quatro direções e deixa a encruzilhada de costas, mirando a Entidade a se deliciar com o néctar de sua oferenda.

Quando se vira para retornar ao hotel, ouve um ponto cantado pelo Compadre:

“Ela conhece os segredos da noite”.

Como a Lua Negra, é bela

Seu poder é de mel e de açoite

Tão misteriosa é ela.”

Ela sorri agradecida e segue o seu caminho. Sofia é íntima do “Povo da Rua”.

7 comentários:

  1. Lindo, sedutor e encantador....

    Quero mais!

    ResponderExcluir
  2. Terá mais, Jana. Beijo e valeu. Divirta-se...

    ResponderExcluir
  3. Conheço essa foto... Aruanda, você me surpreende a cada capítulo! É muito doido! Mistura Magia Cigana com outras magias e não se perde. Essa história merece ser transformada em filme, novela, livro, tudo.

    ResponderExcluir
  4. lindo, encantador no sentido literal da palavra..

    ResponderExcluir
  5. Ei ! socorro! eu nao consigo encontrar os capitulos na sequencia, me manda uma orientação, por favor! meu e-mail: catiabosso@hotmail.com, grata!

    ResponderExcluir
  6. Sofia, um nome tão meigo mas por trás desses véus com certeza um conhecimento de um passado bem distante, só assim pra ser respeitada por um Exu tão poderoso...Qual será o mistério de Sofia? Ah!!! Eu adoro as gargalhadas emitidas pelos Exus...rsrsrsrsrsrsrsrs ou seja: HAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHA!!! LaroYê!!!

    ResponderExcluir
  7. Coincidência,filho! Eu também... (risos).

    ResponderExcluir